.

.

3 de dez. de 2011

Lei da palmada


Em um equívoco típico de burocratas sem noção de realidade, confundem PALMADA com ESPANCAMENTO. São duas coisas tão obviamente diferentes que só de pensar em explicar já dá uma canseira.

Não defendo a tese de que temos que sair por aí "embolachando" todas as crianças. Também sei muito bem que um castigo pode valer mais do que mil palmadas. Alguns pais se gabam de que nunca levantaram a mão para um filho. Ótimo. Há crianças dóceis, tranquilas e há crianças que se emendam com castigos.  QUE MARAVILHA SE TODAS FOSSEM ASSIM! Mas a realidade é outra.  Há crianças com temperamento fortíssimo, geniosas, que são capazes de levar um adulto à loucura. 

Ao invés de inventar novas formas de ingerência na vida privada dos brasileiros, o Governo deveria inventar novas formas de ingerência na vida boa dos bandidos, isso sim. 

Só sei de uma coisa: uma criança que leva palmada do jeito certo, sem crueldade e na hora certa está mais propensa a daqui a pouco sentar pra dialogar do que uma que não recebe nenhum tipo de punição por suas birras.

Os políticos, "sociólogos" e "educadores" em geral acham que os pais tem que "dialogar" com as crianças. Também acho. O problema é convencer uma criança de três anos a sentar, cruzar as pernas e dialogar com os pais quando tudo o que eles querem é chutar a babá. O difícil é dialogar com uma criança que se joga no chão do supermercado gritando porque quer um pacote de biscoito recheado com gorduras trans.

Tenho certeza de que enquanto esses psicólogos e teóricos estavam estudando e enchendo a cabeça de "brilhantes" teorias,  seus filhos estavam sendo criados por babás ou parentes. Com certeza esses "doutores" chegavam em casa só a noite, depois que os moleques já tinham aprontado todas. Assim é fácil dizer que não precisa dar palmadas. Sem precisar estar por perto, sem precisar ouvir berreiro de birra, sem precisar levar chute na canela qualquer um teoriza merda.

Repito: custo a crer que algum desses teóricos já tenha se visto cuidando 24 horas por dia de três crianças pequenas durante pelo menos uns seis meses.  É fácil teorizar quando os filhos foram criados por babá. Esses fazedores de leis deveriam primeiro passar por um estágio de seis meses com umas três crianças atentadas para terem moral de dizer a nós, os brasileiros, como devemos fazer as coisas. 

A atual geração já está suficientemente estragada por ter sido criada por babás que não tinham o poder de educá-las. Hoje temos adultos que não respeitam semáforos, que xingam o policial, que riscam o carro do professor, que não respeitam garagem, que são uns primatas. Culpa das babás? NÃO! Elas não tem autorização para educar nem dar palmadas. São pagas só pra cuidar da integridade FÍSICA das crianças. Elas fazem a parte delas.

Detalhe relevante:  crianças maiores, que já foram REALMENTE educadas (e domadas) desde pequenas, bem cedo não precisarão mais de palmada nenhuma.  Uma eventual palmada só é necessária em um curto período de suas vidas. Mais crescidinhas elas já tem condições de entender um diálogo, um argumento, uma ponderação. 

Entenda: não há diálogo com uma criança teimosa de dois anos. Quem criou, sabe. Quando ela quer, nada a convence do contrário. Não adianta dizer que é perigoso, que ela ficará doente, que pode morrer, que é caro demais. Nada disso faz sentido na cabeça dela! Ela quer porque quer e pronto.  

Bater é exceção. É o último recurso, mas é um recurso.

O que fazer com uma criança que (por exemplo) não cansa de lhe chutar e bater, mesmo depois de você explicar para ela que aquilo não é aceitável?   E se ela resolvem arranhar todos os móveis?  Você vai continuar levando chutes, ouvindo berros e tendo os móveis depredados enquanto teoriza? Vai continuar deixando o irmão mais novo levar mordidas?   E se você colocar de castigo e a criança não ficar no castigo? 

Se diálogo resolve tudo, mandem os juízes dialogar com os bandidos.  Se diálogo resolve tudo soltem os maridos espancadores e apenas conversem com eles.

Sim, estou dando exemplos drásticos porque na vida de milhões de brasileiros acontecem coisas drásticas. Nem todas as crianças são como os Ursinhos Carinhosos.

Respeito é o que ser quer, e respeito não é igual a medo. É verdade.  Respeito é algo que se aprende. Quem não aprendeu a obedecer não tem condição de respeitar ninguém.   

O respeito nasce com a obediência. É através da obediência é que o sentimento de respeito brota, e isso com o tempo.  Depois que o respeito brota, o medo da punição se torna desnecessário. Uma criança é um ser imaturo demais, incapaz de sentir  "respeito", que é um sentimento mais sofisticado. Ele só conhece a própria vontade ou o receio da punição.   Ou ela tem receio de desobedecer ou ninguém a detém. 

"Ah mas eu não queria que meu filho tivesse medo de mim!"  Não estou sugerindo que você aterrorize ninguém. Não é "ter medo de você" mas saber que se quebrar a regra a barra vai pesar. E com o tempo a criança vai te respeitar. 

Não interessa se você acha que o mundo deveria ser outro e que o ser humano deveria ser diferente. As coisas são como são. Se não há nada que me force a obedecer, por que vou obedecer? Eu como adulta posso elencar uma série de motivos para não cometer crimes mas esses motivos são complicados demais na cabeça de uma criança pequena. Ela precisa ser detida por um motivo claro, imediato, presente. Ou isso, ou fará o que der na cabeça.

Se uma criança não levou palmadas na hora certa, se não te ouvia quando pequena, NÃO PENSE QUE QUANDO CRESCER ELA VAI SENTAR AO SEU LADO PRA DIALOGAR. Todos os dias vemos adolescentes que não querem ouvir os pais e são uns terrores.


Crianças retraídas e sufocadas não são as que foram corrigidas eventualmente com alguma palmada, mas as que foram maltratadas. Não é a mesma coisa.


É mais fácil que os pais que deram palmadas sejam amados e respeitados no futuro do que pais banana ou ausentes. Pais bananas SEMPRE criam rebeldes insuportável e é mesmo o que merecem.

Se você não exige obediência, acredite: quem vai acabar obedecendo é você.

TODOS OS DIAS ME DEPARO COM PAIS PATETICAMENTE OBEDIENTES aos seus filhos. E vejos crianças que se tornaram ditadoras e impõe sua vontade aos pais sem se preocuparem se aquilo é ou não aceitável. 

A "Lei da Palmada" não vai atingir os pais abusivos e violentos. Eles nunca se importaram com o que diz a lei.  Nunca ligaram para as normas e vão continuar não ligando.  Essa lei idiota só vai punir os bons pais. É mais uma desgraça da nossa legislação. Daqui a 20 anos vamos colher frutos amargos. 

3 comentários:

David Anderson disse...

perfeito!

tudo o que penso e venho dizendo as pessoas!

Anônimo disse...

Perfeito! Ótima postagem.
Dê uma olhada na página no facebook e se apreciar também, peço que a divulgue.

Anônimo disse...

http://www.facebook.com/afavordaspalmadas

Páginas