.

.

4 de jan. de 2024

O VALOR DO PATRIOTISMO *

Um povo está pronto para ser invadido, explorado e dominado quando patriotismo passa a ser considerado uma estupidez.

Certa vez ouvi alguém dizer que concorda comigo, "desde que seja realmente patriotismo, pois já vi "patriotas", prestando reverência à bandeiras de Israel e EUA. Já vi "patriotas" defendendo posturas políticas onde somente o investimento estrangeiro é privilegiado. Já vi "patriota" destruindo empresas nacionais que produziam e geravam empregos para que empresas estrangeiras saíssem lucrando. Já vi "patriota" que apoia os políticos mais abjetos que se possa conhecer. Já vi "patriota", ladrão, corrupto, explorador, escravagista, corrupto. E todos juram que são PATRIOTAS, POR DEUS, E PELA FAMÍLIA.

Respondi que nada disso invalida a minha afirmativa anterior.  Talvez invalidar o valor do patriotismo por causa dos patriotas imperfeitos seja tão tolo quanto invalidar o valor do amor por causa dos amores imperfeitos.  Tudo nesse mundo é imperfeito, ora!   Até mesmo por causa disso nós precisamos de ALVOS PERFEITOS: para evoluirmos. Para olharmos além da mesquinharia.  Se nos espelharmos apenas no que é torto, que tipo de vida teremos? Para onde estaremos caminhando?

Seria razoável eu dizer que a família harmônica, amorosa e equilibrada não deve ser vista como algo bom nem deve ser adotada como um ideal  porque a maioria das famílias é imperfeita? 

Sim, o patriotismo tem GRANDE VALOR na formação e preservação de uma nação. Apesar dos patriotas imperfeitos.   É o patriotismo que gera os melhores seres humanos que conhecemos.  Porque o anti-patriotismo  cria o império do egoísmo - e daí vem tudo o que não presta.

A falta de patriotismo enfraquece um povo. Torna-o venal, covarde.  E inviabiliza a existência de atos de heroísmo e generosidade típicos de um verdadeiro patriota. O patriota ama algo além de si mesmo e isso o conduz ao altruísmo. Isso é tudo que os imperialistas não querem.  Isso é tudo o que os entreguistas não querem, porque é difícil dominar (ou vender) um país cujo povo ama a sua pátria, seus símbolos, sua cultura, bandeira e tudo o mais.    

É precisamente por este motivo a esquerda tanto ridiculariza o patriotismo.   Quem não luta pela pátria mas luta apenas por si,  FACILMENTE SE VENDE.  E um país de vendidos é um pais de escravos. Porque alguém sempre vai querer comprar o que está a venda.


Nenhum comentário:

Páginas