.

.

29 de ago. de 2022

CONVERSANDO SOBRE ARTE *

Hoje em dia querem nos empurrar qualquer lixo sob o argumento de que "ninguém sabe dizer o que é arte.  Afinal o que é arte?"

Pois eu não acho tão difícil assim definir arte.  No fundo a alma da gente sabe muito bem o que é e o que não é arte.  Pode não ter 100% de consenso, mas sabe sim.   Só que desenvolvemos uma covardia,  um medo de dizer por causa da patrulha do politicamente correto.  É o  medo da  "patrulha da inclusão", que quer dar medalha de ouro pra todo mundo em nome da justiça. 

Pois é, quem finge que não sabe mesmo o que é uma obra de arte  é o movimento "politicamente correto",  que quer nos impor como arte qualquer garrancho, qualquer "música" de três notas e coisas que qualquer gorila treinado faz. 

Arte é aquilo que eleva o espírito pela beleza e perfeição. Ou pela genialidade.  Ou pela extrema dificuldade, pela raridade em conseguir.   É , por fim,  o que surpreende nossa emoção, nossa verdade interior.   

Arte é o que, por ser tão verdadeiro ou tão profundo ou bonito que consegue nos emocionar e despertar nosso EU espiritual e menos animalesco.  

Porque o sentimento de beleza  e encantamento está no nível da alma.  Nem toda obra consegue acessar. 

Arte além disso é algo que chama a atenção por ser tão genial ou gracioso que não é qualquer um que consegue fazer. 

Não.  Arte não é qualquer um que consegue fazer e  não é qualquer um que tem sensibilidade para sentir.  É  portanto algo raro por todos os  ângulos que se olhe.  

Arte requer muito estudo e dedicação. Ou um dom natural  surpreendente, raro, que poucas pessoas têm.  É algo de DIFÍCIL IMITAÇÃO e que por isso causa admiração. 

Certamente baixaria , arreganho e apologia à  promiscuidade não é arte. Isso sempre teve na zona. A novidade é que agora saiu do ambiente restrito da ZBM e está entrando nas nossas casas e indo para o meio da rua.  De qualquer forma é ENTRETENIMENTO. Um entretenimento  vulgar, rasteiro ,  mas distrai e diverte.  Afinal de contas todo mundo gosta de sexo. 

É mais fácil atingir as pessoas no seu eu animal do que no seu eu mais elevado.

Nenhum comentário:

Páginas