.

.

18 de mai. de 2024

Confusão emocional

BEBÊ RENA:

Finalmente terminei de assistir a minissérie Bebê Rena.  Trata-se de um tremendo DRAMA PSICOLÓGICO que acabou me levando a uma série de reflexões. 

1-  As coisas mais estranhas ou condenáveis que uma pessoa faz nem sempre são frutos de uma livre escolha.   Algumas pessoas estão tão doentes por dentro que vão agindo de forma estranha a si mesmas.   Depois  passam o resto da vida tentando entender "afinal de contas que merda foi aquela" ou "como me vi envolvido em algo que não desejei nem por um minuto? Que tipo de idiota sou eu?'  

2- "Aconteceu porque você quis"  não se aplica a tudo.  

3- Nós não temos a menor ideia do que as pessoas passaram para chegar ao ponto em que chegaram.

4- Esse filme é assim:  depois de odiarmos o personagem por vários episódios, aos poucos ele (e nós) vamos entendendo todo o seu imenso drama interior e isso munda toda a nossa visão.

5- Um boa terapia pode te livrar de fazer muita "caca' nessa vida. 

6-  Por causa de uma carência profunda você pode destruir a sua própria vida.

7- Isso é MUITO COMUM em casos de estupros, assédios  e abusos sexuais continuados.  A pessoa perde referências e não sabe mais como a situação chegou onde chegou.   

8- Desabafar? Impossível. Para desabafar é necessário explicar o que está acontecendo. Só que A PESSOA NÃO ENTENDE DIREITO O SENTIDO DE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. 

9-  Confusão emocional é uma coisa muito dolorosa e fragilizante.  E é bem fácil manipular uma pessoa que se encontre nesse estado. 

10- Quem mata sabe por que mata. Quem rouba sabe por que rouba. Mas o sujeito manipulado não consegue entender  qual foi a  sua motivação.  Tudo parece um emaranhado aleatório no qual foi se enredando sem sentir e depois não conseguiu mais sair. 

11-  Qualquer pessoa que olhasse aquele personagem iria dizer que ele era apenas muito burro ou que no fundo gostava daquela maluca. Só que não era nada disso. Nós somos seres extremamente complexos. Não há respostas simples para situações confusas.

Essa série é um tratado de psicologia.  

No fim você acaba sentindo pena do cara e da absurda fragilidade dele.  

Depois de tudo espero ter me tornado uma pessoa mais compreensiva com o próximo.

Nenhum comentário:

Páginas