.

.

3 de set. de 2011

Eu gosto dos PM's


"Acho que gosto de São Paulo
Gosto de São João
Gosto de São Francisco
E São Sebastião..."

... e eu gosto dos PM's. Sério.

Hoje é o Dia do Policial Militar. Pense numa profissão difícil!
Ser lixeiro é fichinha.
Ser engenheiro é fichinha.
Ser político é fichinha.
Ser juiz é fichinha.

As piores broncas sociais caem sempre no colo do PM. Quando os vejo em atuação sempre penso: "Ai meu Deus, eu não queria estar na pele deles..."

Sei que a sociedade tem mil críticas aos PM's. Eu também tenho e se for pensar nas denúncias de abuso e corrupção vou ficar gravemente irritada. Acontece que tenho um defeito: olho para os caras e a minha memória não consegue priorizar a banda podre.  Não consigo. Olho para eles, imagino o que é trabalhar debaixo dos piores olhares, encarar as situações mais desagradáveis e não esperar nada, nem um afago social de volta.

Como você se sentiria se, no seu trabalho, seus chefes fossem fofos como os comandantes deles? E se o seu trabalho fosse tenso e cheio de cascas de banana como o deles? E se você tivesse a triste certeza de que todo mundo lhe olha atravessado e se você soubesse que se algo saísse errado a culpa seria apenas SUA e se algo saísse certo o mérito seria do acaso?

Se você endurecesse, seria crime de abuso, perderia o emprego e a liberdade; se amolecesse seria incompetência, perderia a segurança para trabalhar e seria ridicularizado. Legal, né? Vá trabalhar dentro desse contexto e depois me conte.

E se na sua frente todos te incentivassem a ser durão mas na televisão todos exigissem que você fosse uma florzinha?

Fico pensando se eu conseguiria ser uma florzinha de candura se todos os dias fosse tratada de forma rude por meus superiores hierárquicos e eu tivesse que engolir tudo calada. Fico imaginando como seria ter que enfrentar uma situação de confronto e ter que conter, sem agredir, pessoas terrivelmente agressivas e desrespeitosas. Eu saberia agir como um Lod inglês?  Como é possível conter desordeiros com charme e elegância se pela própria natureza do desordeiro ele está lá justamente para sacanear com as regras?

Será que eu conseguiria fazer-me obedecer por pessoas que nunca obedeceram nem pai nem mãe nem lei? Como lidar com "pessoas" que não conseguem entender que ser educado NÃO É ser bunda-mole? Como explicar pra população que bandido confunde as coisas e se você der bobeira você morre?

Como é a realidade de ter que agir em uma situação de confronto já sabendo que eu seria escrachada se apanhasse e crucificada se batesse?  Como eu me sentiria se a maioria das pessoas com as quais eu lido não soubesse a diferença entre educação e palermice?  Deve ser complicado, né?


 E como eu me sentiria se soubesse que os meus eventuais erros não receberiam um décimo da condescendência que os intelectuais e legisladores dedicam à bandidagem em geral?

E se eu soubesse que entre o marginal e eu, ele seria sempre a vítima e eu, o vilão até prova em contrário? Ele seria considerado um "humano oprimido" mas eu teria a obrigação de ser um primor de temperança mesmo dentro do meu contexto de vida.

E se eu soubesse que ninguém está nem aí para o meu contexto de vida???

Acho que talvez eu não conseguisse ser uma boa PM mas afirmo que muitos PM's conseguem ser bons. Os que conseguem, mesmo levando tantas patadas da vida, são pessoas que estão dando muito mais do que estão recebendo.


Um bom PM é, necessariamente, uma pessoa de bom coração porque a ordem natural das coisas é: você só pode dar aquilo que você recebe.   

Por essas e por outras resolvi escrever esse texto de reconhecimento a esse pessoal que desempenha uma das profissões mais ingratas desse país. Vim hoje aqui só pra dizer que eu gosto dos PM's.

Se você não gosta deles, faça o favor de deixá-los em paz quando o pau cantar pelas suas redondezas.

Nenhum comentário:

Páginas