.

.

15 de ago. de 2017

OBSTINAÇÃO



"Quem é injusto, faça injustiça ainda: 
e quem está sujo, suje-se ainda; 
e quem é justo, faça justiça ainda; 
e quem é santo, santifique-se ainda."

Esse é mais um daqueles textos bíblicos meio "esquisitos".  Parece, a primeira vista, que as pessoas não estão sendo incentivadas a mudar de vida enquanto a finalidade da Bíblia seria exatamente o contrário.  Calma, a coisa não é bem assim.

Deixe-me explicar. Esse texto (de Apocalipse 21) está se referindo "aos últimos dias", àquela reta final da nossa era. Está se referindo a um tempo no qual cada um seguirá o caminho que escolheu. Seguindo-o em linha reta, lá mais adiante ficará bem clara a diferença entre uns e outros. A persistência numa escolha é que mostra a qualidade dessa escolha e a qualidade de quem a escolheu.

Ha pessoas que cometem injustiça e há pessoas que fizeram uma opção de vida pela injustiça. Há pessoas que eventualmente fazem o bem mas há daquelas que fizeram uma opção de vida pelo bem, querem o bem e se afeiçoaram a ele. São coisas bem distintas, pessoas muito diferentes, mas a curto prazo parecem farinha do mesmo saco. Não são. É disso que o texto fala.

Dias virão - diz o profeta - em que a diferença entre uns e outros se tornara cada vez mais evidente. Porque dias virão em que as pessoas terão dificuldade em mudar o caminho escolhido. Isso se chama OBSTINAÇÃO: seguir em frente sempre e sempre e não se desviar nem para a direita nem para a esquerda.

Se você desenhar no papel duas linhas retas e se essas linhas forem curtas você poderá jurar que são perfeitamente paralelas e que "caminharão" em linha reta para sempre, até o infinito, sem se distanciarem ou se cruzarem mais a frente. Se as linhas "não fizeram opção por terem a mesma direção", só muito mais adiante é que descobriremos isso. Porque em algum momento o que as diferencia ficará evidente.

O que o Apocalipse diz é que o justo e o injusto continuarão agindo como tais. Só que ainda que no começo eles pareçam alinhados um com o outro, tal ilusão de ótica se desvanecerá no final dos tempos.  O Apocalipse declara que as linhas não estão perfeitamente alinhadas e com o tempo todos veremos que cada uma estava "olhando" para um alvo diferente. 

As diferenças milimétricas se revelarão imensas se você continuar com o desenho por quilômetros.

A pessoa que optou pelo bem mas as vezes age mal e a pessoa que optou pelo mal mas as vezes age bem... Só mesmo numa primeira olhada são iguais. O tempo mostrará que não são. Por isso "continue o justo fazendo justiça e continue o ímpio praticando impiedades" para que a verdade venha a tona lá muito mais à frente.  O justo continuará na prática da justiça e o injusto continuará na prática da injustiça até que a máscara caia. Seguindo em linha reta no tempo e no espaço essas duas opções de vida se revelarão díspares.

Continuemos em linha reta. Mais adiante vamos ver que toda a semelhança entre justo e injusto é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Páginas