.

.

20 de ago. de 2017

"As seis falhas mais comuns do pensamento" - Primeira parte: Pareidolia

Gostei muito desse artigo da SUPERINTERESSANTE.  O texto explica que o processo de armazenar informações não é perfeito (isso eu já sabia) e que por isso muitas vezes nos comportamos ou cocluimos coisas baseados em um raciocínio totalmente equivocado.

Aqui vão comentários meus em cima da reportagem da Super. Mas se você acha que meus comentários são mais interessantes do que os "deles", então deixe pra lá e fique por aqui mesmo,com os meus pitacos.


1- Pareidolia

Sabe quando alguém cisma que está vendo a imagem de um santo em uma mancha na janela? Pois pareidolia é isso. Nossa mente tem mania de ver padrão em tudo. E quem é que vai dizer que ela está errada? 


Em minha mente esse fenômeno já faz morada. Só que em outro... nível.

Tenho mania de olhar a minha vida, analisar tudo e procurar um padrão que dê sentido à essa sucessão de acontecimentos desenfreados. Vejo coisas que talvez os outros não vêem. 

Certamente a minha pareidolia é do bem. A do mal nos confunde e nos faz ver tanto bobagens inofensivas (ursinhos nas nuvens) quanto "bobagens nocivas" (fantasmas em nosso quarto).

Com minha pareidolia totalmente do bem, olho fixamente para o filme que é a minha vida e vejo claramente coisas boas onde os outros só veriam confusão. Distancio-me no tempo e olho todos os acontecimentos como quem olha as nuvens e enxerga coisas lindas.  "Tudo aquilo" (tanto o bem quanto o "mal") estavam dentro de um controle maior que só depois, no futuro, acaba fazendo sentido. E é sempre um sentido bom. 

Ou seja: a pareidolia, um erro comum do pensamento, é uma bênção na minha cabeça.  E quem irá dizer que não existe razão nas coisas vistas em pareidolia?


(Continua depois de amanhã.)

Nenhum comentário:

Páginas