.

.

28 de dez. de 2008

Os Simpsons - PARTE I


PARTE I - O FILME

Estou com uma penca de comentários de filmes "véios". Bem, não ganho dinheiro com isso e vou escrevendo conforme sou impelida pela minha memória recentíssima.

Assisti Os Simpsons no cimema faz tempo mas não deu vontade de escrever só que hoje assisti novamente em DVD. A-do-rei.

Esta postagem nem é tanto uma "crítica de cinema". É uma coisa mais geral sobre Os Simpsons "tipo assim", a razão de ser de gostar deles. Por isso ela está sendo dividida em duas partes. Nessa primeira vou falar rapidinho sobre o filme e na outra, mais sobre eles.


Sobre o filme: Superlegal. Se ainda não assistiu, assista. Só.

Dica: ao pegar o DVD acione o recurso de legendas. Os diálogos da história são ricos, muito interessantes mesmo. Uma palavra, uma simples frase dá o tom da piada. Infelizmente varias vezes não dá pra entender o que o personagem dizem (as coisas acontecem rápido) e perde-se com isso boas risadas. Vá por mim: embora seja "dublado" não dispense as legendas.

Cena marcante: aquela da crise na cidade de Springfield. Eu rio sozinha só de lembrar. A igreja fica em uma esquina e o bar da cidade (a "concorrência") fica do outro lado da rua. No momento da calamidade os crentes desesperaram-se, desistiram de orar e correram para o bar para encher a cara. Todos! O pessoal do bar, com igual desespero, gritando e correndo com as mãos para o alto, socaram-se todos na igreja para ver se conseguiam encher a cara de esperança. Cena hilária e também muito sutil.

Interessante o deboche ao nosso frequente apego a um determinado modo de vida quando sabemos que TUDO é posto à prova na hora do "pega pra capar".


No fundo no fundo sempre desconfiamos que do outro lado da rua pode existir alguma coisa que nos acalente... alguma coisa que talvez seja boa mas que nunca nos interessamos em conhecer mas não queremos admitir isso agora para não dar o braço porque somos orgulhosos, preguiçosos e conservadores. Só que na crise ninguém fica de sapato alto.

Um barato.

(Continua)


The Simpsons Movie
dir. David Silverman
roteiro: James L. Brooks e Matt Groening
eua, 2007
87 min.


Um comentário:

Rafael Faraon disse...

A cena do bar e da igreja é legal mesmo. Tão curtinha e nos faz pensar no que as pessoas fazem no momento do desespero.

Páginas