.

.

24 de set. de 2011

Sistema de cotas


De novo esse assunto? É. Lá vai:

Sou contra o sistema de cotas. Acho que ele é discriminatório. Ninguém deixa de entrar numa universidade por ser negro ou por ser índio, mas por não ter estudado o suficiente. É só dar estudo que todo mundo pode concorrer em pé de igualdade.

Talvez não seja uma coisa consciente, mas mesmo sem querer, no fundo no fundo os idealizadores das cotas parecem que estão dizendo, nas entrelinhas, o seguinte:

"Temos que admitir: os negros não tem chance nenhuma de serem aprovados se forem competir com os brancos.  Então vamos ser práticos:  a gente empurra esse pessoal pra dentro da Universidade, fica com os aplausos pela "justiça social", fatura uns votos e os professores que se virem com a batata quente.  O estrago fica para a próxima geração.  Pra quê gastar dinheiro melhorando o ensino fundamental das crianças?  Quando elas crescerem será tarde demais para votarem na gente."

Acho que negros merecem respeito!

Hoje qualquer profissional negro se iguala ao profissional branco; se ele está lá é porque fez por onde e mereceu. Com as cotas a coisa muda.  Vou passar a achar que os "doutores" negros são, na verdade, profissionais de segunda categoria que não "se formaram": foram formados na canetada.

DEPOIS DAS COTAS, QUALQUER DIPLOMA NEGRO VALERÁ MENOS DO QUE UM DIPLOMA BRANCO. É óbvio.

Eu, como empresária, iria preferir um branco que "chegou lá" pela propria capacidade do que contratar um negro carregando um diploma furreca na mão.

Ao invés de "favorecer o acesso dos mais desfavorecidos ao ensino superior", por que não favorecer o acesso dos mais desfavorecidos ao ENSINO fundamental e médio, desde a infância? Não seria mais honesto e responsável?

Se o cidadão é despreparado, não é arreganhando as portas da Universidade que ele vai se tornar competitivo. Isso só vai PIORAR o nível do ensino "superior".  Dê-lhe um ensino que preste desde a infância e veja se ele não tem capacidade de enfrentar um vestibular de igual pra igual. Claro que tem! Só os racistas não acreditam nisso.

Se hoje temos formandos que mal sabem escrever  mas mesmo assim conseguiram passar no vestibular, o que esperar de um aluno que nem no vestibular consegue passar sem empurrão?

Nenhum comentário:

Páginas