.

.

25 de out. de 2011

Mulheres adoram chapéus!

A cruel ditadura da moda...

Chapéu nunca sai de moda, mas cadê coragem de sair por aí de chapéu?

Não me refiro a usar chapéus nas praias ou em outros passeios. Falo em ir à feira, ao trabalho, em uma exposição, em ir a um restaurante ou boutique usando chapéu. Chapéu com saltos, com terninho, com maquiagem.

Hoje vi uma moça graciosa andando pela rua. Um sol de rachar. Pois não é que, para se proteger, ela usava uma prancheta na cabeça? Acho que era prancheta ou um livro grande, sei lá. Era um treco meio ridículo. Ela não segurava com as mãos, mas o equilibrava como quem carrega uma lata d’água na cabeça. Pensei comigo: por quê ela não usa um chapéu?

Mulheres adoram chapéu!

Chapéus compõe lindamente o visual.. Além de utilíssimos, são um adereço que deveria ser obrigatório em um país tropical. Sair de casa sem ele, no sol, deveria ser tão estranho quanto sair de casa com os pés descalços.

Não conheço uma só mulher que não aprecie um chapéu. Muitas se empolgam com a chegada do verão, entre outras motivos por ser uma oportunidade de ouro para usar finalmente um belo e frondoso chapéu na praia sem parecer esquisita.

"Esquisita? Como assim? Não era para ser normal?" A pergunta é: por quê as mulheres só usam chapéu na praia? A resposta é simples: "porque eu não vejo ninguém por aí bem vestida andando pela rua ou saindo do carro usando um chapéu".

Ah, e precisa disso, sua macaca de imitação?

Enquanto a Globo não lançar o chapéu como adereço para o dia-a-dia, quem quiser se proteger do sol vai continuar colocando caderno, placa de trânsito, jornal, revista, sacola na cabeça. Algumas mulheres adotaram o deselegante boné. Particularmente prefiro uma placa de trânsito.

Esse é uma das coisas nocivas na nossa civilização: o medo de ter um estilo próprio, de usar coisas sem prévia autorização. As pessoas tem medo de exercer o que eu chamo de "soberania sobre a aparência". Pasteurizaram-nos.

Há protestos populares que podem acabar em pancadaria, prisões e perseguição. Não seria o caso de uma hipotética "Revolta do Chapéu". Sacudir de nós as amarras da moda não nos elevará à categoria de heroína, mas em compensação ninguém também vai parar na fogueira. Seria uma revolta light.

Claro que ter personalidade não é tão mole assim. Há um preço - pequeno - a pagar.  No meu caso, por exemplo, tenho a dizer que um dia desses usei meu chapéu em pleno centro da cidade. Eu ia almoçar com meu filho e meu carro ficou estacionado lá longe. Eu não queria chamar a atenção, só me proteger do sol por causa de um tratamento de pele, mas notei que estava sendo observada. Não esquentei a cabeça em nenhum dos dois sentidos mas meu fillho me olhou como quem diz “Oh céus, minha mãe é uma perua...”

Sim amigas, temos que ser fortes.

Desde quando nos tornamos tão bobonas a ponto de preferirmos prejudicar a pele ou nos cobrir com papelão do que usar um charmoso chapéu?

Hoje em dia a coisa é assim: não basta mais as personagens de novela usarem um determinado adereço. As humildes “mulheres comuns” só sentem que tem permissão para fazer o mesmo se :

1) Se algumas famosas (não as maluquinhas) aparecerem também na revista Caras usando-o. Só na novela não vale, porque lance de personagem é meio teatral.

2) Se na sua própria cidade algumas mulheres ricas também o usarem;

3) Além disso também é preciso que vários camelôs ao longo da cidade ofereçam centenas de cópias vagabundas do mesmo chapéu da tal socialite. Sim, eles também mandam em nosso guarda-roupas. Eles só copiam para a classe baixa o que já foi consagrado pela classe alta.

4) Cumpridos os ritos, uma revoada de peruas corre às lojas - ou aos camelôs - muito agradecidas pela permissão.

Você há de me dar razão. Enquanto esse rito não se cumpre, vamos continuar a ver mulheres colocando tudo na cabeça para se proteger do sol, menos o lindo, simples e bom chapéu.

2 comentários:

ana claudia disse...

Adorei a postagem....eu sou uma pessoa que adora usar chapel,as pessoas da minha cidade não tem esse constume,a cidade é muito quente e elas preferem sair de quardachuva

Blog da Cristina Faraon disse...

Que bom que você gostou. Obrigada pela audiência rsrs

Páginas