.

.

31 de dez. de 2015

Talvez você precise pintar os cabelos *

Está chegando o dia em que vou pintar os cabelos. E cortá-los também. Pode ser  logo agora, em 2016. Não sei, mas intuo que está perto.

Para quem não sabe, pintar os cabelos ou mudar radicalmente o corte é algo que pode ter um significado profundo. É um lance de alma. Já vi gente mudar completamente o visual depois de uma desilusão amorosa - por exemplo.

Mas tudo depende do contexto. Algumas pessoas são exóticas, fora dos padrões tradicionais desde sempre. Tudo bem. Não são essas pessoas sobre as quais quero teorizar hoje. Quero falar sobre aquelas sobre as quais baixou, de repente, um "espírito camaleônico".  Uma dor em adiantado estado de superação pode estar visitando aquele coração.

Reinventar-se tem a ver com sinalização. No ontem dessas pessoas coloridas possivelmente exista um ponto final, um enorme ponto final que, no entanto, passaria despercebido se ela não sinalizasse. Pintar, mudar, cortar, tem a ver com criar um marco. É uma forma de mostrar - mais pra si mesma do que para os outros - que acabou, não quero ser, não sou mais aquela pessoinha de ontem. Colori, ousei, mudei.

Não, quem faz isso dificilmente o faz para mostrar para os outros. Geralmente é para mostrar a si mesmo quando olha no espelho. É como um lembrete e uma advertência para não amolecer, não voltar atrás. Todos os dias ela saberá que assumiu consigo mesma um compromisso: sacudir de si o que lhe atravancava, se assumir e ser mais leve.

As cores... Em todas as culturas atribui-se mensagens às cores. Elas são símbolos e lembretes para quem caminha pela vida. Vermelho: pare. Verde: siga. Cabelos coloridos: dizer adeus, se impor.

Gosto da idéia. Por isso desejo a todos os amigos cabelos coloridos e cortes ousados. Desejo a todos um rompimento decisivo com todos os pesos desnecessários que às vezes carregamos na vida.  E ao nos olharmos no espelho, que lembremos de não voltar atrás;  e que esses cabelos pedem novas roupas, novas posturas. Se em seu guarda-roupas não houver mais peças que combinem com esse novo "você", adquira coisas novas porque compromisso é compromisso.

Pinte os cabelos e seja feliz.

Nenhum comentário:

Páginas