.

.

24 de out. de 2022

Quem precisa de religião?

Primeiramente é bom ressaltar que Jesus não é uma religião.  Ele é apresentado pelo cristianismo mas não se limita nem se resume a isso.  Isto posto: 

1- Ninguém é  realmente bom. Se formos olhar de perto,  dentro do coração de cada um,  TODOS  abrigamos algum tipo de mau sentimento.    Só Deus é realmente bom.  

2-  A religião inspira as pessoas a quererem ser melhores e isso é bom sim,   embora NÃO SEJA INDISPENSÁVEL.  

3- A  religião pode despertar no ser humano o desejo de ser alguém melhor. Isso em si já é bom,  mas só Cristo opera uma transformação de dentro para fora.  Então religião pode ser boa mas só JESUS é indispensável. 

4 - "Ser bom" (socialmente falando)  é um treinamento sim. É um adestramento. Qual o problema? Por que isso seria ruim? 

5-  A proposta do Evangelho vai muito além dessa maquiagem social.  Jamais devemos achar que  Jesus é uma religião.  Ele é UMA PESSOA,  VIVA E REAL.

6 - "Ah mas Fulano nem tem religião e é caridoso e honesto!"   Ótimo. Mas é só isso que importa? Não! Se generosidade fosse tudo,  Jesus instituiria uma ONG, não a sua  igreja.  

7-  Caridade é a virtude aurea sim. É o centro de tudo,  mas... e as outras virtudes?  E o perdão? E a fidelidade? E a honestidade? E as orações? E a devoção, a intercessão, o coração grato, o arrependimento,  a paz,  a lealdade,  a doçura,  a disposição para trabalhar,  a atenção para com quem precisa desabafar, a humildade...?  Nada disso é importante? 

Os pecados: e a mentira? E a inveja? E a porfia? E o orgulho? E a eterna competição? E o desejo de domínio sobre os outros? E a manipulação? E a grosseria? E as taras? E os vícios? E a falsidade? E a vontade de aparecer? E o orgulho? E o sentimento de superioridade? E o preconceito? E a ingratidão? Não precisa haver mudança?  

8-  As pessoas "boas,  que não precisam de religião" e as "religiosas sem Cristo"  dificilmente enxergam esses defeitos e carências em si mesmas.  E quando enxergam não sentem o menor incômodo  pois "já são suficientemente boas".    Só a luz do Evangelho faz a gente se enxergar e almejar algo mais.  

6-  Ninguém precisa do Evangelho para ouvir bons conselhos. Existem milhares de religiões no mundo que já fazem isso.   Se pra você o obra de Cristo se resume a fazer o que Buda já fazia 600 anos antes,  então você NUNCA ENTENDEU A PROPOSTA DO EVANGELHO.

7-  Jamais um cristão vai dizer que "Fulano já é bom então ele nem precisa do Evangelho."   Sabe por que? Porque o verdadeiro cristão sabe que em  hipótese nenhuma Jesus é dispensável. JESUS NÃO É DISPENSÁVEL NEM OPCIONAL.  Jesus não é um  truque,  ele é uma pessoa. 

O Evangelho não se resume a "mais um argumento para convencer uma pessoa a se comportar bem".  Isso é de um reducionismo lamentavel!   A obra de Cristo é MUITO,  MUITO,  MUITO MAIOR DO QUE ISSO!!!! 

Por exemplo: você pode ser um excelente cidadão, alguém exemplar,  mas ter uma vida miseravelmente vazia. O Evangelho de Cristo é exatamente sobre isso. 

Nenhum comentário:

Páginas