.

.

4 de out. de 2011

Sustentabilidade



Hoje acordei com sentimento de culpa. Estou me sentindo super culpada porque não simpatizo com a palavra SUSTENTABILIDADE. Ai que vergonha!

Quer saber? Acho que esse negócio não existe. Somos uma espécie inviável. Não sou contra as provdências que visam nosso crescimento sustentável. Sou todinha a favor, só não acredito!  Não me sai da cabeça que nós já estamos condenados e é só uma questão de tempo para a bomba explodir. Desculpa aí se você é um esperançoso verde.

Pra completar há um problema com a palavra em si:   quando ouço SUSTENTABILIDADE  não consigo pensar em nada verde ou azul.  Veja você algumas das idéias que me atacam quanto penso em sustentabilidade:

1 - SUSTENTABILIDADE lembra PRIVAÇÃO, PROIBIÇÃO -  Para eu ter uma atitude sustentável devo me privar de um monte de coisas "não sustentáveis". Devo ser basicona.


2- SUSTENTABILIDADE lembra LIXO - Não deveria, mas lembra. Porque a questão não diz respeito apenas a matéria prima. Precisamos entender uma coisa: Produção faz cocô, sabia? E o nome do cocô da produçao se chama LIXO. Quando penso em "sustentável" me vem à mente, estranhamente, o seu contrário: uma montanha insustentável de lixo correndo atrás de mim.


3- SUSTENTABILIDADE lembra AMEAÇA  - Falar em sustentabilidade é ameaçar, querendo ou não. É apontar o dedo no nariz. É fazer a gente se sentir culpado do caos só pelo fato de ter nascido. Nasci, consumo, sou um monstro destruidor.  Isso torna o discurso pesado.

4- SUSTENTABILIDADE lembra  CINISMO - Sei que deve ter gente falando sério, mas lá no fundo fica a suspeita de que tudo é só pra inglês ver. A gringaiada injeta grana aqui para garantir a sustentabilidade, então alguém tem que dar a impressão de que estamos levando a coisa a sério (quando todos sabemos que não estamos).  Tá, eu sou maldosa. Esqueça esse item.

5- SUSTENTABILIDADE lembra FATALIDADE - Por fim, todos os discursos sobre sustentabilidade, desgraçadamente, negam a si mesmos. Eles só nos levam a concluir que jamais haverá uma conversão em massa capaz de mudar o rumo das coisas.

Tudo bem, vou plantar uma árvore. Mas depois, pra relaxar, vou fazer umas comprinhas.

Nenhum comentário:

Páginas