.

.

17 de dez. de 2012

Papos motivacionais

O Facebook é um viveiro de frases motivacionais. Frases, imagens, declarações, empurrões, reflexões, puxões de orelha... Tudo liiindo! E inócuo.  Debalde. Em vão.

Não sei se o mal está em mim. Talvez simplesmente eu tenha acordada mau humorada mas não me sinto ajudada em nada com frases gloriosas do tipo "O momento de ser feliz é agora"  "Só depende de você!",  "Pra quê mágoa? Livre-se disso!", "Rancor faz mal à saúde", "Quando levantar da cama, simplesmente decida ser feliz!" "Felicidade só depende de você. Comece agora! Já! Imediatamente! Iupiii!!"   Saco.  

Não estou dizendo que não seja verdade nem que a felicidade não dependa de perdão. Depende sim, disso e de outras coisas incríveis. O problema é que sair declarando isso em frases leves dá a entender que a realidade não é complexa e que todos as pessoas tristes são, de fato, umas idiotas - e não são.  (Ou são? Já estou ficando confusa...)

Afirmar que basta levantar da cama, olhar o sol e decidir que "hoje vou ser feliz"...   Isso é quase como zombar da cara dos outros. 

Vivo lendo essas pérolas da elevação espiritual mas nunca reparei nenhuma evolução em meu ser devido a essas leituras. Agora pense em uma pessoa que esteja profundamente magoada:  será que ela vai conseguir se livrar da dor só porque viu um ursinho florido segurando a placa "Não vale a pena guardar mágoas" ?   Aliás, se estou com raiva e leio essas coisas acabo ficando com mais raiva ainda. Juro. Ou porque as frases não levam a nada e parecem zombar da minha dor ou porque quem postou quer que eu acredite que ele vive flutuando em uma nuvem acima de todas as iras.  

Sabe o moleque safo que faz malabarismos incríveis no skate? Pois é, ele passa e grita para os amigos: "vejam só como é fácil! Não sejam bobos! Qualquer um faz!"    

Isso tudo é como tentar resolver o problema dos gordos dizendo: "EMAGREÇA HOJE!"  Como é que você acha que o gordo se sente? "É fácil! Basta comer menos! Qualquer um faz!" 

"Seja Feliz!", em meus ouvidos, soa igualzinho a "Emagreça!". Não serve para nada.

Só pra robustecer essa minha tese, amanhã vou acordar, olhar o sol e decidir que "hoje vou ser feliz! Hoje nada me afeta!!!"   Se funcionar eu vou ficar com cara de tacho mas vai ser legal. Se não funcionar eu vou voltar aqui só pra dizer "eu sabia que era furada!"

Aguardem.


Nenhum comentário:

Páginas