.

.

21 de jun. de 2013

Nada sabem os que nada sabem


Ainda  não entendi por que é que toda vez que alguém recita a famosa frase "Só sei que nada sei" a pessoa o faz com displicência, sorrindo, como se estivesse fechando com chave de ouro alguma discussão que andava em círculos. Como se com isso tomasse as rédeas da razão e não pudesse mais ser questionado. Pois eu o questiono.

Poucas coisas são tão dolorosas do que o achincalhe das nossas certezas. "É assim que se evolui" - concordo! Mas machuca! Não dá para rir. Eu não consigo. Toda vez que concluo que "nada sei" eu o faço com a resignação de quem se auto flagela.

A menos que o sujeito nunca tenha sido afeiçoado ao ato de pensar e não passe de um "retuitador" cego, ele vai sofrer a dor do crescimento.

Não admiro gente rala.  É muito fácil pisar no que os outros construíram e sorrir dos desmoronamentos mas experimente construir seu próprio castelo, conclusão por conclusão, e depois descobrir que nada daquilo merece um alvará.

Descobrir que seu saquinho de certezas sempre esteve furado é duro. Constatar que as decisões tomadas eram, muitas das vezes, amparadas por pressupostos podres e se alguma coisa deu certo você já está no lucro...

Quem proclama "nada sei" sem a gravidade que a frase merece, é um bobão. Deveria pelo menos levar uma cachuleta pra acordar pra vida. A postura que se espera depois da constatação é a testa franzida e uns segundinhos de silêncio logo após a grave proclamação.

Somos assim: temos a mania de aguar tudo. Qualquer grande verdade só continua sendo grande enquanto é contestada. Nesse ponto o pessoal "do contra" presta relevante serviço à vida.  Porque depois que um conceito é totalmente aceito  a macacada o repete sem parar com aquela boca mole até que ele desbote e perca o vinco.

Algumas frases deveriam permanecer guardadas dentro de um recipiente de vidro e, ao lado, um martelinho e uma placa: "só quebre em situações relevantes.". Só assim para levarmos as coisas mais à sério.

Ah você quer uns exemplos de frases que deveriam ficar no vidro? "Mãe só tem uma", "Tudo passa", "Só sei que nada sei", "A vida é curta"...  E por aí vai. Se você tiver mais algumas sugestões, pode dizer nos comentários mas não esqueça: cenho franzido e ar grave, porque aqui é tudo muito sério.






2 comentários:

qi150 disse...

"Só sei que nada sei" é uma afirmação para se saber! A conclusão de "não saber" é dizer que estamos querendo saber mais... Tenho certo uma frase que se encontra em Provérbios. "A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las." Então eu não sei de nada, mas estou aqui para aprender... Nada mas honroso para um homem [mulher] que atestar a questão para entender é saber que nada sabe e aí, levantando-se, como o filho pródigo, ir ao encontro da Sabedoria, que Grita nas praças...Nele que nunca deixou-nos ser ignóbios!

Cristina Faraon disse...

Concordo. Só não acho legal proclamar isso de forma leve quando, na verdade, deveria ser uma constatação dolorosa.

Páginas